jornalismo

Sobre o futuro, hoje

_Quando resolvi que iria para a universidade “aprender jornalismo”, em 2009, teria que decorar somente uma resposta: “Não, o diploma de jornalista ainda vale no Brasil”. E completar a sentença de acordo com a ocasião. Se fosse para alguém que realmente estava interessado no assunto, diria que um jornalista hoje tem mais desafios profissionais do que a 10 anos atrás. E que sim, jornalista não é somente aquele que “faz jornal”, mas pode se envolver em diversos processos de comunicação, dos tradicionais aos mais díspares possíveis.

_Se o desafio ontem para o recém-formado era encontrar trabalho na área, acredito que o jornalista hoje precisa começar sua jornada logo no primeiro ano da academia. Porque se esperar por “estágios profissionais” [que requerem estudantes com “experiência”, visando mais a redução de custo com mão-de-obra do que necessariamente ajudar na formação curricular do estudante], vai perder tempo para encontrar seu próprio caminho.

_Eis que junto por aqui dois mundos que acredito serem primos de primeiro grau. Design e Jornalismo. Forma e Função. Posso levantar pautas e ajudar no projeto gráfico. Se não tiver fotógrafo, sei que o ângulo americano fica bem para o leitor brasileiro. E usar uma família tipográfica que amplie o prazer da leitura. E gosto muito de fazer capas. Este caminho é mais provocador, desafiante e até mesmo extenuante. Mas em um mercado mais restrito aos jornalistas, a comunicação precisa ainda de gente qualificada para ampliar seu poder de persuasão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s