Uncategorized

Novidades no dial FM em Curitiba

_Uma mudança de programação oferece uma perspectiva interessante sobre o rádio curitibano. Desde o dia 4 de abril, e depois de 8 anos comandando o 91 Minutos na 91Rock, a advogada e psicóloga Maria Rafart oferece a diversidade de assuntos trazidos por especialistas para um novo programa, na Transamérica Light, em 95.1 do rádio FM.

_Um release encontrado no site do 91 Minutos e que circula em alguns sites ligados à comunicação, explicam a presença [ou volta] de Álvaro Borba no comando do programa da 91Rock. Mesmo com a ida dos principais comentaristas do programa para a vizinha Transamérica Light com a Rafart, o jornalista tem um rico portfólio de assuntos para oferecer à audiência, por ancorar o CBN Debate aos sábados. Tem o desafio de sustentar a audiência que o programa construiu e trazer à tona assuntos interessantes sob novos pontos de vista.

_Até porque o dial curitibano, a partir das 6 da manhã, está repleto de programas jornalísticos, mesmo em rádios que costumeiramente não possuem um perfil de notícias em sua programação ao longo do dia. Das 15 rádios em FM – escolhidas por oferecer som e cobertura de melhor qualidade – que assumiram uma das principais vertentes das rádios em AM, 7 apresentam programas que oferecem informações sobre trânsito, manchetes dos jornais, análises econômicas, sendo que 2 são emissoras jornalísticas 24 horas por dia.

_Enquanto a CBN e BandNews fazem um apanhado noticioso da noite anterior, as rádios Transamérica Light e a Transamérica 100,3 apresentam juntas o mesmo programa de variedades, que mistura notícias, colunistas e assuntos sobre crescimento pessoal e profissional. No padrão mundo-cão, temos a Caiobá FM com os boletins sobre crimes na região metropolitana, o que difere da descontração da Clube FM e o seu Boca no Trombone, que mesmo apresentando notícias sobre as mazelas da cidade, não deixa de fazê-lo com bom humor e música popular sertaneja. Ratinho Jr e equipe seguem a mesma fórmula, na 97.7 com um viés um pouco mais político, naturalmente. Até rádios com uma programação mais musical, como a MundoLivre, no 93.9, adicionou notícias às suas manhãs.

_A mudança de canal de Maria Rafart oferece também outra perspectiva. A construção de conteúdo relevante é necessária para consolidar o rádio como uma espécie de agregador de notícias para a audiência. O modelo apresentado por Maria Rafart traz diversos especialistas que contextualizam os fatos analisados e oferecem à audiência novas conexões que auxiliam na compreensão da notícia. Um exemplo disto também reside no programa da CBN, comandado por José Wille e Luis Geraldo Mazza. Às segundas, trazem um resumo comentado das principais revistas semanais, no programa que vai das 9h às 11h da manhã. Como uma parte da pauta jornalística segue o que os jornais impressos locais trazem, comentam com profundidade assuntos espinhosos para a maioria dos leitores.

_Mais do que opções, estes formatos jornalísticos também podem parecer os mesmos, teoricamente. Mas seguem ao encontro de uma tendência do jornalismo cidadão, de oferecer prestação de serviços com uma pitada de opinião, sem esquecer do entretenimento e um olho no faturamento publicitário.  Outra característica interessante é a crescente preocupação em oferecer canais de interação para os ouvintes. Seja através dos meios tradicionais, como o telefone, passando pelas mensagens via SMS, perfis no twitter e comentários em blogs dos programas, enriqueceu o rádio como uma das mídias que mais está próxima da audiência, seja pelo fato de que pode ser acompanhado em outras tarefas do ouvinte, seja porque é um dos meios mais versáteis e de fácil acesso, presente até mesmo em celulares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s