Uncategorized

datas

_Desde a fixação do atual calendário ocidental – uma zona imposta pela igreja católica do Papa Gregoriano XIII e que surrupiou 10 dias da vida de milhares de fiéis em 15 de outubro de 1582, adota-se o costume de marcar a vida através de datas. Muito da nossa história começa com o dia do aniversário de nascimento. Se bem que ninguém leva em consideração o momento exato da concepção, o que de certa forma traria certos constrangimentos aos casais mais pudicos. Sim, porque o sujeito é ejetado do ventre materno 9 meses depois… Fora o terror imposto nas salas de aula quando exige-se o decoreba de datas importantes da história, no lugar da acepção do conteúdo para saber os reais motivos dos fatos ocorrerem em certos dias da semana ou dos meses.

_Posso então dizer que o dia 26 de outubro de 1985 é uma data pessoalmente especial. Foi quando o Dr. Emmet “Doc” Brown realizou o primeiro teste com sua máquina do tempo, devidamente montada em um DMC DeLorean de alumínio, o sábado a noite de 26 de novembro ficou na história da ficção científica através do clássico De Volta para o Futuro. Morava no interior do Paraná, e assisti a experiência em um aparelho de tv na sala de aula. Era pra cobrir o horário de algum professor que havia faltado, e reuniram duas turmas da 7a. série e outra da 8a. par aver o filme. Ali virei um nerd de carteirinha, mesmo sem conhecer o termo corretamente.

_Quando a grana dava e os pais deixavam, assisti as duas sequências do filme, e ainda vi na tela grande Aliens, o Resgate, Caça-Fantasmas 2, Batman e outros exemplares de filmes do final dos anos 80 que envolviam traquitanas tecnológicas, robôs, naves espaciais e histórias fora do comum. Anos depois, a fissura continua, até mesmo pela quantidade de expoentes do gênero, apresentando histórias cada vez mais críveis devido aos avanços dos efeitos especiais que dão vida aos roteiros inteligentes – e muitas vezes mal executados – das mentes intrigantes como Philip K. Dick, Kubrick, Spielberg e nos últimos anos com JJ. Abrams. _Claro que existem outras datas interessantes do primeiro De Volta para o Futuro que geram acaloradas discussões sobre o exercício de futurologia praticado pelo roteirista Bob Gale. Em 2015 existem carros voadores movidos a geradores de energia que usam lixo como combustível. Mas a data essencial para ser comemorada é 5 de novembro de 1955, quando o Dr. Brown bate a cabeça e tem um insight sobre o capacitor de fluxo, item essencial que permite lançar o DeLorean a qualquer parte do tempo, movido por um gerador de 1.21 gigawatts de energia movido a plutônio.

_De qualquer forma, histórias assim tornam divertido o exercício de guardar certas datas na memória, essenciais para o bom exercício de pesquisa e entendimento dos fatos para o jornalismo, por exemplo. Alguns professores ressaltam a importância de se conhecer o contexto de datas importantes para compreender melhor os fatos e as motivações que impulsionaram as mudanças na história da comunicação. Lamentável somente que a construção do saber esteja sendo desvalorizada em função de um mercado preocupado com lucros imediatos, quando impõe fórmulas prontas para criar apertadores de botões. Nunca a frase de Albert Einstein, que valoriza a imaginação como item mais importante do que o conhecimento, este tão correta. Hoje a frase dele tem muito mais sentido quando uma das empresas mais ricas do mundo – o Google –, tenha como matéria-prima a busca pelo conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s